Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro
“Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/12-5-dia-internacional-da-enfermagem-2/
Dia Internacional da Sanidade Vegetal
“A data foi adotada em 2020, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Esse dia tem como objetivo aumentar a conscientização global sobre a saúde dos alimentos, enfatizando a sua importância para reduzir a fome, proteger o meio ambiente e estimular o desenvolvimento econômico, ratificando as medidas de biosseguridade que devem ser praticadas para a proteção de plantas.”
Texto Reproduzido do site Agência de Notícias do Acre
https://agencia.ac.gov.br/no-dia-internacional-da-sanidade-vegetal-idaf-destaca-programas-e-acoes-de-governo/
Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia
“A fibromialgia provoca, entre outros sintomas, dores crônicas em todo o corpo, ansiedade, depressão, sensibilidade nas articulações e nos músculos, cansaço extremo e distúrbios de sono e de memória. Ana Amélia defendeu a inclusão da fibromialgia entre as doenças crônicas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde e explicou que a doença atinge principalmente as mulheres. Ela defendeu que a criação de um dia nacional serve para dar visibilidade ao problema de saúde.”
Texto Reproduzido do site Senado – Rádio Senado
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2016/10/13/dia-nacional-de-conscientizacao-e-enfrentamento-a-fibromialgia-pode-ser-celebrado-em-12-de-maio